Desde que me lembro por gente, sempre gostei de ganhar presentinhos, amostras grátis e brindes de empresas que distribuiam nas festas, eventos e congressos que meus pais participavam. E sempre notei que aquele “simples presentinho” muitas vezes fazia com que marca e o nome da empresa que o distribuira fixasse em minhas memórias.

Realmente quem não gosta de ganhar uma lembrança, ou melhor dizendo um brinde de bom gosto?! Confesso que sou apaixonada por brindes.

Um brinde pode sim marcar positivamente e até mesmo negativamente a imagem de uma empresa. E deve ser elaborado de acordo com a visão, sentimento e a forma com a empresa é vista, ou melhor, quer ser vista no mercado. E algumas empresas pecam na seleção de seus brindes, classificando-os apenas como uma “lembrancinha” e que sabemos não é bem assim.

Um brinde, como lembra bem a Brindes Monarch pode ser utilizado de forma muito estratégica, ajudando a empresa a vender mais. Um exemplo é o de um brinde que seja funcional, por exemplo, dar de brinde um item de seus produtos que uma vez utilizados farão com que seus clientes o procurem para comprar outros produtos relacionados, que deverão ser utilizados em conjunto com o produto dado como brinde. Uma espécie de isca, entendeu?

Os brindes também podem ser usados em campanhas de marketing não apenas promocional, mas viral. Exatamente! Já imaginou realizar um sorteio via Twitter ou Facebook de um super brinde?! Certamente o “buzz” que tal atitude gerará será gratificante.

Já presenciei casos como o descrito acima de empresas, como o da Monarch Brindes, que promoveu vários sorteios de brindes sensacionais, com kits envolvendo agendas e canetas personalizadas, kits executivos de extremo bom gosto, chaveiros, canecas, relógios, calendários,  pens-drives, calculadoras, camisetas e até mesmo cadernos personalizados com a logomarca da empresa e o nome do vencedor do sorteio. Simplesmente sensacional! Não preciso nem dizer que fez muito sucesso nas redes sociais.

O que vale mesmo é a imaginação. Esse foi só um exemplo de como um brinde pode influenciar o comportamento das pessoas, e claro o comprotamento de clientes e a marca, ou impressão de uma empresa confiável ou qualquer outra imagem que se deseja ao dar um brinde de presente.

Mas muitos cuidados devem ser tomados, como por exemplo, a utilidade do brinde para a pessoa (cliente) a quem se distribui. O brinde deve ser realmente útil, caso contrário não o dê para ninguém, pois a imagem transmitida certamente será contrária a que se deseja.

Portanto, os brindes podem ser grandes alidados nos programas de marketing de qualquer empresa e/ou negócio. Assim como eu, existem muitas pessoas que adoram ganhar brindes e que estes causam uma impressão maravilhosa em quem os recebe. E mesmo assim, muitas empresas deixam de usar essa poderosa ferramenta na obtenção e fidelização de clientes.

Comentários
  1. Amanda diz:

    Os brindes não somente são importantes no fortalecimento da marca, mas também intensificar a imagem da marca perante os clientes. Excelente artigo! Pena que nem toda empresa leva esses fatores em conta na hora de confeccionar seus brindes.

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